O que é o implante dentário?
O implante dentário é um procedimento odontológico que consiste na substituição de um ou mais dentes perdidos. Ele é composto por duas partes: um pino de titânio que é inserido no osso da mandíbula ou maxila por meio de uma cirurgia e uma prótese dentária.
Como é feito o implante dentário?
Sabendo o que é esse procedimento odontológico, o próximo passo é entender como é feito o implante dentário, certo? Esse tratamento é muito procurado, pois além de pacientes que perderam os dentes, pessoas que possuem a raiz comprometida também podem se beneficiar da técnica.
Para realizar essa cirurgia, garantir um sorriso perfeito e mais qualidade de vida, alguns passos devem ser seguidos. Veja a seguir quais são eles:
Avaliação inicial
A primeira ação para iniciar o tratamento é a realização de uma avaliação inicial. Nela, o dentista especializado em implantodontia irá fazer uma análise da estrutura óssea e dos tecidos moles da sua boca para verificar se você é um candidato adequado.
Essa avaliação pode incluir exames de imagem, como radiografias e tomografias computadorizadas.
Planejamento do implante
Após a avaliação inicial, o dentista irá planejar o implante. Nessa fase, ele determinará a posição exata do pino e o tipo de prótese dentária que será utilizada. O planejamento levará em consideração:
– a quantidade e qualidade óssea disponível;
– o visual estético final;
– e as necessidades do paciente.
Colocação do implante
Depois do planejamento, é feita a colocação do implante por meio de uma intervenção cirúrgica. Geralmente, esse procedimento é feito com anestesia local.
O dentista faz uma incisão na gengiva e depois perfura o osso para colocar o pino. A colocação do implante dentário demora até 2 horas e o tempo de cicatrização é de 3 a 6 meses. Existem implantes especiais que podem cicatrizar em até 21 dias.