O QUE É TOXINA BOTULÍNICA?
A Famosa toxina botulínica, se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum.
PARA QUE SERVE A TOXINA BOTULÍNICA?
Além do uso estético (na eliminação temporária de rugas e linhas de expressão), pode ser usada como tratamento de suor excessivo, torcicolos, espasmos musculares, estrabismo, suor excessivo, enxaqueca, fibromialgia.
COMO ATUA A TOXINA BOTULÍNICA?
Atua como se fosse um bloqueador neuromuscular (paralisa o músculo) que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES NA ODONTOLOGIA?
Pode ser utilizada em casos de sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva durante o sorriso) ou assimetria do sorriso, hábitos como bruxismo (ranger os dentes) ou briquismo (apertamento dos dentes), ambos com prejuízos dentários, musculares e ósseos, causando, ainda, a cefaleia secundária (dores de cabeça que podem manifestar-se na região lateral da cabeça, testa e estender-se até a nuca); hipertrofia (crescimento) do músculo masseter (ângulo da mandíbula), causando assimetrias faciais; disfunções da ATM (que pode apresentar dor e desconforto durante a mastigação), redução de forças musculares após reabilitação com implantes dentários, e sialorreia (salivação excessiva).
QUANTO TEMPO DURA, RESULTADO IMEDIATO?
O resultado da toxina botulínica normalmente pode ser visto depois de 48h, e seu efeito máximo, em 15 dias. Dura mais ou menos 3 a 4 meses.
QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES?
contraindicada às pacientes gestantes e lactantes, aos pacientes com hipersensibilidade (alergia) a toxina botulínica, a lactose e a albumina, e portadores de doenças neuromusculares e autoimunes.
OBSERVAÇÃO:
Mesmo com esse bloqueio, com o tempo, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, o efeito da toxina botulínica é temporário